top of page

Vergonha de falar outro idioma? Confira nossas dicas!

Uma das maiores dificuldades de muita gente durante o aprendizado de outra língua é a hora de conversar e falar em público. Parece que nas aulas tudo vai bem, a parte teórica é bastante tranquila, mas na hora de verbalizar, o medo e a insegurança parecem fazer a diferença para que a pessoa tenha toda essa dificuldade, não é?



Isso é muito natural, e bastante gente sofre com esse problema durante as aulas de inglês, por exemplo, uma língua importante mas que não faz parte de nossas raízes. Esse se torna um obstáculo grande no caminho para se tornar fluente em determinada língua, e acaba por muitas vezes inibir o avanço no aprendizado.


Existem algumas dicas que podem ajudar nessa situação, seja durante as aulas ou no dia a dia. Por exemplo, um bom jeito de treinar suas pronúncias e diminuir a própria desconfiança é ler textos em voz alta, controlando tom de voz, pronúncia e vocabulário, facilitando na sequência do seu estudo.


Outra sugestão é justamente sobre o vocabulário. Estude, explore, aumente. Conhecer termos e expressões em inglês, de diversos assuntos, ao invés de ficar apenas nas palavras frias, com certeza vai gerar uma confiança maior para avançar na hora da conversação.


Uma dica que muita gente costuma passar é a de tentar começar a pensar em inglês. Ler livros, ver filmes, jogar vídeo-games totalmente sem tradução vai fazer com que você se force a pensar, imaginar e planejar situações. Sem a tradução, você, inconscientemente, deve começar a organizar frases na sua cabeça.


Por fim, uma dica de ouro -- e talvez a mais importante delas: não se cobre tanto. Erros são comuns, aprender uma nova língua é um desafio e tanto, e é mais do que natural se sentir pressionado e sem confiança de expor seu conhecimento, com medo de errar. Faça como pode, foque em melhorar e organize seu desenvolvimento, sabendo que há diferentes níveis de seu aprendizado!


Quer mais dicas e aprender para ter mais resultados? Entre já em contato conosco aqui do Yázigi e faça uma avaliação, agendado aulas especiais para suas necessidades!


Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Bia Andrade
Bia Andrade
Apr 04, 2023

cair, levantar...assim como uma criança aprende a andar...a gente aprende tentando, se arriscando!! Sem medo!😉


Like
bottom of page