top of page

Trilinguismo na infância tem benefícios cientificamente comprovados!

É natural que nos dias de hoje as crianças, dentro da escola, passem a aprender um novo idioma. O inglês, língua universal e mais importante no planeta, faz parte da grade escolar de grande parte das instituições de ensino, beneficiando os jovens, que terão mais facilidade para lidar com o idioma no futuro.


No entanto, nos últimos anos, cada vez mais pais têm se tornado adeptos do trilinguismo para seus filhos. Ou seja, além do português nativo e do inglês na escola, buscam um terceiro idioma como aprendizado para as crianças. E isso tem benefícios cientificamente comprovados.


Por si só, crianças têm mais facilidade de aprender, conforme vão evoluindo, estimulando o desenvolvimento cognitivo. O aprendizado de mais idiomas também vai trabalhar o cérebro, lidando com diferentes sistemas linguísticos e fortalecendo memória e criatividade, em bons exercícios mentais.


Uma pesquisa da Pnas (Academia Americana de Ciências) revelou que o cérebro de uma criança exposta desde jovem a diferentes idiomas ativam uma região do cérebro a mais do que aquelas que estavam restritas a uma única língua. Isso acontece porque a atividade cerebral é sensível a estímulos externos, especialmente dos sons -- é como se um novo caminho fosse aberto por conta do novo idioma.


Além disso, o aprendizado de mais uma língua pode ser toda a diferença no futuro desempenho acadêmico e profissional da criança, e também o cultural: ao aprender mais idiomas, é natural que se envolva em diferentes culturas, costumes e tradições, ampliando o leque de entendimento e oportunidades.


Na maioria das oportunidades, os pais buscam uma escola de idiomas especializada para dar início ao processo de aprendizagem da terceira língua. O Yázigi, por exemplo, possui diferentes opções de cursos direcionados especialmente para crianças, facilitando o desenvolvimento. Entre em contato e saiba mais!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page