top of page

Inglês para crianças: Aprender inglês na infância vale a pena?

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Cada vez mais o aprendizado de uma nova língua além da nativa é valorizada no dia a dia profissional e no mercado de trabalho. Para muitas vagas de emprego, o inglês, hoje, já é considerado praticamente um item básico, o que faz com que cresça o número de pessoas dispostas a aprender a língua desde cedo -- e, consequentemente, fazer com que os filhos tenham esse hábito.



Primeiro, quanto mais jovem você é, mais fácil é o aprendizado de uma nova língua. Isso porque a criança, enquanto aprende o português, terá no inglês o aprendizado de uma maneira mais natural, com uso no seu dia a dia, além de contribuir também para seu desenvolvimento, estimulando sua criatividade, trabalhando sua concentração e habilidades sociais.


Idades


Uma pesquisa do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português, nos EUA, um dos mais renomados do planeta) detalhou que, após os dez anos de idade, decai a capacidade de aprendizagem de uma nova língua, para chegar ao nível de conhecimento de diálogo e gramática de um falante nativo. O estudo também diz que é possível avançar no aprendizado com o passar do tempo, mas deixa claro que o ideal é começar desde cedo.


É importante destacar que é possível criar didáticas diferentes para cada faixa etária, visando um aprendizado mais elaborado e com características melhores para a fase de desenvolvimento de cada criança. Os mais novos, por exemplo, podem começar aprendendo inglês por meio de exercícios de memorização, não necessariamente com falas, mas ligando figuras a seus nomes. Daí em diante, há possibilidade de diferentes estratégias, como pequenos diálogos e outros processos mais usuais do ensino de uma nova língua.


Além disso, uma tática interessante pode ser aproveitar gostos dos pequenos, como desenhos animados, videogames, e, claro, abusar da tecnologia, com os eletrônicos já tão presentes desde cedo na vida das crianças.


Benefícios


O inglês é uma língua universal, a mais falada no planeta, e está presente em muitos momentos da nossa rotina. Programas de televisão, jogos eletrônicos, músicas, muita coisa do entretenimento usado para auxiliar no desenvolvimento das crianças tem como língua original o inglês, e que, se estimulados, os pequenos podem aprender cada vez mais.


Trabalhar o lado cognitivo de seu filho introduzindo-o ao inglês quando ainda bem jovem pode auxiliar também a desde cedo criar interesses e expectativas por novas oportunidades de estudo e aprendizado, como materiais de ensino nessa língua e até cursos de intercâmbio quando chegar na adolescência.


Com aulas de inglês, a criança também passará a ter contato com diferentes culturas, aprendendo mais sobre costumes, entretenimento, pratos típicos, e muito mais de países que tem a língua como nativa -- como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Inglaterra.


Mercado


É consenso que o domínio da língua inglesa faz diferença em muitas oportunidades do mercado de trabalho. Isso permite que o profissional mantenha diálogos internacionais e tenha acesso a materiais e documentos estrangeiros.


Atualmente, muitas empresas colocam o inglês como requisito básico para muitas vagas, e até realizam entrevistas de emprego totalmente em inglês para testar o nível do profissional. Assim, dominando a língua, surgem mais oportunidades de cargos mais altos ou de trabalhos no exterior.


Oportunidade


No Yázigi, as crianças aprendem inglês do melhor jeito: se divertindo. São três tipos diferentes de aulas, de acordo com a idade, com aspectos personalizados para seu filho.


O programa Paddy The Jelly é o estágio inicial, indicado para crianças de 3 a 5 anos, com contação de histórias, músicas e questões de rotina básicas para as crianças iniciarem o aprendizado. A sequência é o programa Green House, de 6 a 8 anos, que inicia o inglês de um modo divertido e dinâmico, com atividades lúdicas e multidisciplinares. E a terceira opção para crianças é o Magic Links, programa indicado para crianças de 9 a 10, que já possui uma experiência construindo conhecimento com situações reais do dia a dia, além de desenvolver conceitos de cidadania e sustentabilidade.


Aqui em nosso site, você pode entrar em contato e saber mais sobre as aulas, trazendo seu filho para um aprendizado personalizado e fundamental para seu desenvolvimento.

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Michelly Mendes
Michelly Mendes
Feb 07, 2023

Excelente texto! Meu filho de 12 anos iniciou no programa paddy the jelly e foi a melhor escolha que fiz, O contato com idioma desde pequenino fez toda diferença. Super recomendo! 🎉😊

Like

Gladys Lofego
Gladys Lofego
Feb 07, 2023

Perfeito o texto! Muito importante o contato com o idioma desde cedo. Eles aprendem tudo... e ficam com uma pronuncia linda!! 😍 Melhor ainda se estudar no Yazigi!

Like

Julio Batistella
Julio Batistella
Feb 07, 2023

É impressionante como o contato com a língua na infância faz toda a diferença para a fluência na adolescência e na fase adulta.

Like

Bia Andrade
Bia Andrade
Feb 07, 2023

a melhor fase, sem dúvida: a 😀magia e entusiasmo que só a criança tem!!

Like
bottom of page